ArtigosArtigos e Notícias

A Transformação Digital na Logística nunca foi tão essencial

Por Arnaldo Luz, Diretor Executivo de Vendas da Ninecon

A crise sanitária dos últimos dois anos forçou as empresas a se mobilizarem em direção à transformação digital de suas operações, sob o risco de ficarem para trás da concorrência ou saírem do mercado. Uma das áreas estratégicas mais impactadas foi a de logística e transporte. Com o crescimento da demanda, principalmente nos e-commerces, a área precisou se adaptar rapidamente para não perder a fidelização dos clientes e colocar em risco o fechamento de negócios e comprometer seus resultados.

Novas tecnologias foram integradas para tornar as operações mais ágeis e dinâmicas, simplificando os antigos processos analógicos e burocráticos. A utilização de soluções com Inteligência Artificial e análise de dados permite aos gestores a tomada de decisão com base em informações coletadas dentro da própria empresa, fruto das interações com clientes, embarcadores, armazéns, transportadoras e outros agentes envolvidos na cadeia logística.

A tecnologia tornou-se protagonista no incremento da eficiência do setor de logística, desde a gestão dos galpões até o transporte em si. Saber precisamente o que se tem armazenado em estoque, e se certificar de que cada item chegou corretamente ao seu destino, faz toda a diferença para ganhar a confiança do cliente e criar uma cadeia de confiança. A adoção de um Sistema de Gerenciamento de Armazéns (WMS, na sigla em inglês), permite à empresa ter uma visão completa do seu estoque. Além disso, é possível a gestão operacional de atendimento da cadeia de ponta a ponta, do centro de distribuição até a prateleira ou e-commerce do cliente.

A adoção de soluções em cloud é outro aspecto extremamente relevante para o ganho operacional do setor de logística, mas ainda pouco exploradas. Na gestão de transportes, por exemplo, já é possível contar com ferramentas capazes de planejar entregas de produtos, acompanhá-las e medir indicadores-chave de logística. Isso proporciona vários benefícios como a redução de custos de transporte, tempo dedicado dos colaboradores às atividades operacionais e aumento na qualidade do tempo na tomada de decisões logísticas. A longo prazo, é possível sentir a melhora do desempenho e confiança com parceiros estratégicos em toda a cadeia de suprimentos.

Com as tecnologias de análise de dados, as empresas passaram a trabalhar com informações cada vez mais precisas em um curto espaço de tempo. A adoção de soluções multitech elevam o nível de competitividade no mercado, reduz custos operacionais e perdas ocasionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu