
Por Equipe Ninecon
A crise sanitária dos últimos dois anos forçou as empresas a se mobilizarem em direção à transformação digital de suas operações, sob o risco de ficarem para trás da concorrência ou saírem do mercado. Uma das áreas estratégicas mais impactadas foi a de logística e transporte. Com o crescimento da demanda, principalmente nos e-commerces, a área precisou se adaptar rapidamente para não perder a fidelização dos clientes e colocar em risco o fechamento de negócios e comprometer seus resultados.
Novas tecnologias foram integradas para tornar as operações mais ágeis e dinâmicas, simplificando os antigos processos analógicos e burocráticos. A utilização de soluções com Inteligência Artificial e análise de dados permite aos gestores a tomada de decisão com base em informações coletadas dentro da própria empresa, fruto das interações com clientes, embarcadores, armazéns, transportadoras e outros agentes envolvidos na cadeia logística.
A tecnologia tornou-se protagonista no incremento da eficiência do setor de logística, desde a gestão dos galpões até o transporte em si. Saber precisamente o que se tem armazenado em estoque, e se certificar de que cada item chegou corretamente ao seu destino, faz toda a diferença para ganhar a confiança do cliente e criar uma cadeia de confiança. A adoção de um Sistema de Gerenciamento de Armazéns (WMS, na sigla em inglês), permite à empresa ter uma visão completa do seu estoque. Além disso, é possível a gestão operacional de atendimento da cadeia de ponta a ponta, do centro de distribuição até a prateleira ou e-commerce do cliente.
A adoção de soluções em cloud é outro aspecto extremamente relevante para o ganho operacional do setor de logística, mas ainda pouco exploradas. Na gestão de transportes, por exemplo, já é possível contar com ferramentas capazes de planejar entregas de produtos, acompanhá-las e medir indicadores-chave de logística. Isso proporciona vários benefícios como a redução de custos de transporte, tempo dedicado dos colaboradores às atividades operacionais e aumento na qualidade do tempo na tomada de decisões logísticas.A longo prazo, é possível sentir a melhora do desempenho e confiança com parceiros estratégicos em toda a cadeia de suprimentos.
Com as tecnologias de análise de dados, as empresas passaram a trabalhar com informações cada vez mais precisas em um curto espaço de tempo. A adoção de soluções multitech elevam o nível de competitividade no mercado, reduz custos operacionais e perdas ocasionais.
Visto a importância do tema para o contexto atual das empresas, a Ninecon está promovendo o roadshow “A Logística como Protagonista”: uma série de encontros sediados em cidades estratégicas, primeiramente da região Sul do Brasil. Entre os temas abordados nos encontros pode-se destacar: “A importância da logística na atualidade”, “O fator experiência do cliente e como a logística se insere neste contexto”, “Inovação, tecnologia e transformação digital na logística”, “Vantagem competitiva e preparação de pessoas”.
“A pandemia do covid-19 ressaltou ainda mais a importância da logística nas vidas de todos nós. Seja no segmento B2B ou B2C, investir em inovação e contar com soluções avançadas de tecnologia tornou-se crucial para se manter competitivo no mercado. O evento é uma ótima oportunidade para a troca de ideias e experiências entre os profissionais do setor”, comenta Herlon Acosta, diretor de Contas da Ninecon.
A primeira etapa do Roadshow aconteceu no último dia 03 de agosto na capital paranaense, Curitiba, e contou com uma palestra de Paulo Roberto Bertaglia, especialista em Supply Chain Management, Gestão estratégica de Negócios e Terceirização de Serviços, além de ser autor de livros sobre o segmento. As próximas etapas estão em planejamento e mais informações serão divulgadas nas redes sociais da Ninecon no decorrer do 2º Semestre de 2022.Fique ligado(a)!
#SomosNinecon #InspireInovação