

Por Equipe Ninecon
Em um cenário de constantes incertezas como o de nosso país, um dos desafios enfrentados pelos gestores é a gestão de custos e receitas. Existem vários fatores que podem ocasionar desvios nesse processo, como o desperdício de recursos, falhas operacionais, etc. Podemos destacar como um dos maiores vilões o excesso de gastos. Por esse motivo, torna-se relevante a realização de um planejamento e, consequentemente, a elaboração de um controle orçamentário.
Cada dia mais, as empresas estão aderindo ao processo de Controle Orçamentário, que tem como objetivo não apenas o alinhamento de todas as despesas previstas, como também o seu efetivo acompanhamento, com o intuito de que o resultado financeiro seja sustentável e mantido sempre sob controle.
O planejamento é o caminho para o sucesso e um dos meios mais eficientes para alcançar maior rentabilidade. Analisar cada item, ajustar todos os valores, checar a necessidade das despesas, adequar as metas da empresa, são algumas das expectativas que devem ser consideradas ao se tratar da criação de um orçamento. É comum que esse controle seja realizado anualmente, mas também é possível que seja revisto e acompanhado durante todo o período. Além de que, a condução e manejo do orçamento pode variar conforme a regra e necessidade de cada empresa.
A Solução de Controle Orçamentário do Oracle ERP Cloud, permite que você tenha um controle dos gastos distinto do controle contábil. Além de poder definir um calendário diferente para controlar o seu orçamento, você pode definir a partir de qual evento deseja controlar os gastos. Como por exemplo, na criação das requisições, você pode evitar que sejam criadas ordens de compra que não estejam cobertas pelo orçamento definido.
Além do controle por evento da transação, você tem à sua disposição no repertório de relatórios do OTBI – Oracle Transactional Business Inteligence, uma gama de análises que podem, facilmente, serem acessadas para gerenciar as informações. Além de criar Infolets que auxiliam, de maneira visual na disposição do orçamento, facilmente acessível na área de trabalho do ambiente Cloud. Ou seja, informação clara, confiável e de fácil manejo, sempre disponível em tempo real e sem a necessidade de recorrer a nenhuma outra plataforma.
A Ninecon decidiu abordar, de forma simples e rápida, dúvidas básicas sobre as tecnologias com as quais trabalhamos. Nosso objetivo consiste em avançar rumo a um entendimento comum sobre essas soluções, afinal, todos possuem direito a informação!