Artigos e Notícias

IAAS, PAAS e SAAS. O que é isso?

Por Equipe Ninecon

Alguns termos técnicos podem se tornar comuns quando muito utilizados. Depois de tratar sobre tecnologia On Premises, é hora de falar sobre IASS, PAAS e SAAS. Esses termos parecem uma sopa de letrinhas, não é? Mas são tipos de serviços que compõem a tecnologia Cloud e vamos tentar explicar de uma maneira fácil o significado de cada um deles!

SaaS – Software as a Service (Software como Serviço)

Serviço de distribuição de software onde os aplicativos são hospedados por um fornecedor ou provedor de serviços e disponibilizados aos clientes através de uma internet, sem a necessidade de instalar algo em seus dispositivos locais e com a melhor agilidade e inovação. Os usuários de Saas, ao invés de comprar o software, precisam apenas de uma subscrição a ele, com pagamento de uma mensalidade.

PaaS – Platform as a Service (Plataforma como Serviço)

Serviço que fornece uma plataforma para suportar o desenvolvimento de aplicativos, incluindo  serviços de suporte e gerenciamento de software, armazenamento, rede, implantação, teste, colaboração, hospedagem e manutenção de aplicativos. Os serviços de PaaS são atualizados constantemente e são adicionados novos recursos

IaaS – Infrastructure as a Service (Infraestrutura como Serviço)

IaaS é um pacote completo para computação. É um dos modelos fundamentais de serviço de computação em nuvem, juntamente com o PaaS (plataforma como serviço). Ele fornece acesso a recursos de computação em um ambiente virtualizado “a nuvem” na internet, infraestrutura de computação como espaço para servidor virtual, conexões de rede, largura de banda, balanceadores de carga e endereços IP. O pool de recursos de hardware é extraído de vários servidores e redes geralmente distribuídos por vários datacenters. Isso fornece redundância e confiabilidade ao IaaS.

A Ninecon decidiu abordar, de forma simples e rápida, dúvidas básicas sobre as tecnologias com as quais trabalhamos. Nosso objetivo consiste em avançar rumo a um entendimento comum sobre essas soluções, afinal, todos possuem direito a informação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu