Artigos e NotíciasCases de Sucesso

Transformação Digital no Agronegócio: Saiba mais sobre a implantação do EPM Cloud na Frísia!

Por Equipe Ninecon

A Frísia Cooperativa Agroindustrial é uma das maiores Cooperativas do país, ocupando um papel de destaque no agronegócio e no cooperativismo do Brasil, agregando valor a produção de mais de 800 cooperados há quase 100 anos. A empresa realizou seu melhor semestre em receita nos seus 96 anos de história e gerou receita líquida, de janeiro a junho de 2021, de R$ 2,472 bilhões, aumento de 53,9% comparado ao mesmo período do ano passado.

Segundo o Valor Econômico a Frísia está na 10º posição em destaque nacional em “cobertura de juros”, EBTIDA sobre despesas financeiras e na 10ª posição em crescimento sustentável, variação da receita liquida sobre a variação do patrimônio ajustado.

Seguindo o Planejamento Estratégico “Rumo aos 100 Anos”, plano desenvolvido para os próximos cinco anos, optou-se pela implementação da Solução da Oracle EPM Cloud para melhoria dos processos, redução de custos e maior ganho de eficiência operacional nas áreas de planejamento orçamentário, e formação de preços para todas suas linhas de produtos, serviços e unidades de negócio. E a Ninecon, uma das maiores integradoras de Business Technology do mercado latino-americano com quase 2 décadas de experiência e um time robusto de consultores certificados nas mais diversas ferramentas do universo Oracle, foi eleita como a parceira ideal para fazer com que os benefícios do EPM Cloud fossem parte da realidade e dos processos da Frísia.

Com este trabalho, nós implantamos um modelo unificado para Formação de Preços com fluxo de tarefas padrão para 7 negócios e Estratégicos Insumos (Defensivos, Fertilizantes, Sementes Diversas), Tratamento Sementes, Unidade Beneficiamento de Sementes, Fábrica de Rações, Moinho de Trigo, Lojas, Postos de Combustível e TRR além de uma Integração automática de envio de preços mais de 30 listas de preço para os negócios PBCS Cloud -> EBS OM.

Vale ressaltar, também, a obtenção de uma maior autonomia para as áreas de negócio por meio da descentralização das informações com processos rastreáveis e transparentes, garantindo uma maior assertividade e visibilidade na formação de preços viabilizando receitas e custos programados. Dessa forma, conseguimos a institucionalização do processo de formação de preço na Cooperativa;

Na frente relacionada ao Orçamento da Cooperativa, este trabalho permitiu a implantação de um modelo orçamentário completo e detalhado de Resultado, Balanço, CAPEX e Fluxo de Caixa com premissas especificas para mais de 12 diferentes negócios, Armazém e Secadores, Insumos Agrícola, UBS, Comercialização Agrícola, Florestal, Pecuária, Lojas, Farmácias e Postos, Indústrias Moinho de Trigo, Fábrica de Rações, UBL e UBS. Cerca de 60 Gestores de Orçamento podem desfrutar de acesso pleno à plataforma elaboração e acompanhamento orçamentário, tendo contato com a integração de Dados do ambiente EPM Cloud com Oracle EBS On-Premises (Implantado em paralelo) e sistemas legado para integrações automáticas de dados Realizados e Projeções de Investimentos. Com isso, a área pode contar com uma redução no tempo de elaboração e revisão do orçamento pelos Gestores e Controladoria de meses para semanas com a interface user friendly da ferramenta com mínimo tempo e custo de treinamentos e/ou adaptação para utilização da ferramenta.

É gratificante presenciar o quanto a implantação do EPM agregou para processos tão importantes da Cooperativa, influenciando diretamente na sua performance e criando uma vantagem estratégica frente ao mercado. No patamar em que a Frísia está e na velocidade em que vem crescendo, havia uma demanda latente por uma solução de ponta em Gestão Orçamentaria e na Formação de Preço. O Feedback do cliente e sua satisfação é outro ponto muito gratificante:

“Com o PBCS conseguimos atender todas as particularidades dos nossos negócios, transcrevendo o processo que já existia em diversos arquivos para a ferramenta, agregando ainda várias melhorias. Com isso, muitos benefícios foram gerados para as áreas como a padronização, a confiabilidade das informações, o dinamismo e uma gestão mais apurada e eficiente. A facilidade de uso e flexibilidade que a solução nos oferece com por exemplo a funcionalidade do smart view no PBCS, são excelentes para o nosso dia a dia.” afirmam Marlus Weiss e Berenice Los, Gestores da Frísia

A solução Oracle EPM Cloud se mostrou muito aderente a todas as necessidades de negócio, excelente custo-benefício para implantação nas frentes de negócio. As expectativas foram superadas em termos de facilidade de uso, quantidade de funcionalidades disponíveis, facilidade na elaboração dos processos e análise dos dados seja no front-end Web quanto com o Oracle Smartview Excel e suas consultas AD-Hoc.

Desta forma seguindo a estratégia “rumo ao 100 Anos”, perseguindo o constante objetivo de nós se mante sempre à frente em modernização e transformação digital, trazer mais benefícios tanto para os colaboradores, como associados e cooperados utilizando as mais novas tecnologias e soluções da Oracle.

Para a Ninecon, este projeto se destaca pelo cenário desafiador e os excelentes resultados obtidos.  Implantamos o EPM em uma Cooperativa Agroindustrial, com 14 negócios distintos, onde conseguimos em conjunto com a equipe da Frísia fazer com que a solução atendesse as distintas realidades e necessidades dos negócios e cumprisse com êxito todas as expectativas dos stakeholders. Os benefícios da implantação foram sendo perceptíveis no decorrer do projeto, e ficou visível o passo que a Frísia deu em relação a excelência com o Oracle EPM Cloud, a solução virou uma grande aliada para a Frísia em sua estratégia de alta competividade.

#InspireInovação #SomosNinecon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu