Uma ponte para o futuro na logística – Case de Sucesso Ninecon e OCQ!

O projeto, que levou 09 meses, envolveu a implementação da nova solução nas plantas do Grupo OCQ presentes nos municípios paulistas de Guarulhos, Jaguariúna e Monte Mor e, além disso, possibilitou a criação de processos automatizados sob demanda, menos manuais e menos inerentes a erros humanos, usando a Inteligência Artificial que o OTM Cloud dispõe.

O Grupo OCQ é um dos maiores players do setor químico em toda a América Latina e opera sob a missão de atender diversos mercados e perfis de empresas, oferecendo expertise e a vanguarda no fornecimento de insumos aos seus clientes e possui o desafio de manter a excelência de seus processos em suas mais de 30 unidades operacionais, espalhadas por 7 países e 8 estados brasileiros.

A adoção de uma ferramenta como o Oracle Transportation Management System (TMS) Cloud visa trazer os benefícios de uma solução robusta e totalmente adaptada à cloud para a operação da OCQ, especificamente na área de Gestão de Transportes. Trata-se de um produto pensado para criar planos de transporte mais eficazes e para otimizar os processos tanto de sua rede logística quanto de sua gestão de pedidos de entrada e saída junto a parceiros logísticos. Uma ferramenta ideal para suportar a demanda por excelência que um grupo do porte da OCQ, com dezenas de unidades operacionais, exige.

Com isso, nosso projeto de implantação foi pensado para trazer à OCQ a melhoria dos seus processos no que tange à contratação de fretes a partir da análise de roteirização com consolidação de carga, da eliminação de prejuízos com cobranças adicionais causadas por problemas como reentrega e estadia e otimização de carga por meio de um melhor alinhamento acerca do perfil e ocupação da carga ao transportador. Os mecanismos de planejamento e roteirização oferecidos pelo TMS  incorporaram novas topologias de distribuição, encontrando a melhor modalidade baseando-se em custo entre LTL, FLT, Milk Run eDroop and Hook com múltiplas paradas.

Vale ressaltar também que através do Planning-OTM, todas as requisições de saída passaram a ser planejadas automaticamente, formando assim cargas otimizadas em relação a prazo e custo. Segundo a CIO da companhia, Cláudia Ferraz, com a implantação da ferramenta, a OCQ passou a contar uma redução de 75% do tempo necessário para fazer o trabalho de roteirização diária.

O projeto, que levou 09 meses, envolveu a implementação da nova solução nas plantas do Grupo OCQ presentes nos municípios paulistas de Guarulhos, Jaguariúna e Monte Mor e, além disso, possibilitou a criação de processos automatizados sob demanda, menos manuais e menos vulneráveis a erros humanos, usando a Inteligência Artificial que o TMS dispõe.

Saiba mais sobre o projeto no vídeo abaixo, nas palavras do próprio Time da OCQ, que se dispôs a nos ajudar na catalogação do conteúdo e ser mais uma referência que comprova o papel central da tecnologia para negócio de sucesso e a importância de uma parceria estratégica em trabalhos como esse!

#SomosNinecon #InspireInovação #Case OCQ

O quê você procura?